segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Beleza é fundamental


Sempre me disseram que é mais importante ter conteúdo do que beleza. E houve uma época em que acreditei nessa maldita "verdade".

Acredito que me disseram isso apenas pra atenuar o fato de eu não me assemelhar em nada com as modelos das revistas. Como uma forma ou uma medida compensatória da minha pouca beleza.

Sem preconceito ou estereótipos, nem toda bela é burra, e nem toda feia é esperta. Mas parece que vale mais ser bela e burra do que ser "aquilo", como eles dizem, de quem não possui os atributos físicos de Bonitona.

Meu conteúdo intelectual não é o dos excepcionais. Pertenço aquela media que não passa vergonha, mas que não se destaca no âmbito da genialidade. Posso não ser um gênio, mas também não tenho muito do que reclamar.

E conhecendo o mundo que conheço hoje, penso se vale mesmo a pena ser mais inteligente do que bela.

Ponderei alguns pros e contras. O que pesa mais, se a beleza ou a inteligência? E Cheguei à conclusão de que beleza é fundamental. Sem ela, pobres mortais como eu, vivem a chorar o descaso de um amor não correspondido, a falta de atenção e tantos coisas mais...

Claro que chego a tal conclusão em consonância com os acontecimentos da minha vida. Acabei de sofrer uma daquelas injustiças onde uma bonitinha se sobressaiu apenas por ser mais bela do que eu. Em beleza sim, mas em conteúdo eu era bem melhor. Mas isso não adiantou em nada.

Fui preterida por alguém que apenas era melhor a mim em beleza... Isso dói, afinal, não consigo melhorar essa característica minha.

Lembro-me da frase de uma amiga minha que foi trocada por uma gostosona burra, e num desabafo me disse:

- É melhor ter dois peitões do que dois mestrados e sábados solitários!

Hoje eu entendi muito bem a frustração e a raiva que ela sentiu na ocasião.

Beleza sim é fundamental!

Ainda bem que o que lhe parece feio, belo também pode ser. Nessa vida tudo é tão relativo que ainda posso ter salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário