domingo, 6 de janeiro de 2008

Amigos que lêem nossa alma

É engraçado como tem pessoas que sabem ler nossa alma facilmente. Pessoas que sabem decifrar nosso olhar. E que se importam conosco. Que não tem medo de indagarem se há algo errado e se podem nos ajudar.

Uma certa tarde, de um verão, estava eu sentada à frente do meu prédio apenas pensando. Admirando a paisagem. Quando meu amigo, que já conhecia há anos, mas tinha pouco contato, estava chegando e quando me viu, veio até a mim com um sorriso no rosto, colocou a mão no meu obro e soltou a frase que me deixou intrigada.

- Você sorri, mas eu vejo só tristeza. Se quiser me conte o porquê desse olhar triste.

Claro que não contei a ele o que eu carregava no peito. Apenas disse que tudo estava bem. Que ele não se preocupasse...

Ele se foi, mas eu fiquei pensando naquelas palavras. E me aborreci, porque, realmente eu estava triste, e até aquele momento ninguém tinha percebido. Nem mesmo minha grande e melhor amiga... Mas o Luis (esse meu amigo) percebeu.

Daquele dia em diante procurei me aproximar mais do Luis. Estar mais presente. E só me arrependo de não ter encontrado mais tempo para continuar ao seu lado.

Posso garantir que ele foi um dos meus melhores amigos, embora me assustasse em algumas ocasiões, dada a precisão em saber como eu me sentia.

Ele sabia me ler como se eu fosse uma partitura. Sabia o que eu sentia apenas de olhar em meus olhos. E nunca deixou de me dizer que por trás do meu sorriso havia tristeza.

Tem gente que com pouco tempo de amizade já é capaz de descrever perfeitamente a personalidade do novo amigo, e melhor, já o conhece como se fosse há anos. Porem tem certas amizades antigas que não são nem capazes de reconhecer a tristeza de um olhar. Ou fazem que não vêem a tristeza. E isso sim, e muito pior.

Hoje, quando conheço novas pessoas e elas me olham no fundo dos olhos, fico com a mesma sensação de quando o Luis me olhava. E percebo, que no meu intimo, eu desejo que uma dessas novas amizades, possa substituir meu Luis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário